segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Primeira vez em Francês

Calma! Nada de descrever experiências sexuais como o blog da Bruna Surfistinha. A primeira vez do título refere-se ao primeiro livro que li em Francês, após apenas cinco auas particulares no ano passado e um pouco de estudo por conta própria. E não poderia deixar de ser o clássico Le Petit Prince, o eterno livro favorito das misses.
É claro também que com apenas cinco aulas, eu entendia uma palavra a cada dez, e se não conhecesse a história certamente teria muito mais dificuldade para entender o contexto. Mas é justamente por essa dificuldade que resolvi escrever, para mostrar a alunos de qualquer idioma que é possível ler livros na língua estudada desde o nível básico.
Claro que não precisa fazer como eu fiz, tentar de cara ler um livro original, nem é recomendado, deixe isso para os mais "nerds". O ideal é buscar sempre um livro adequado ao nível que você está estudando, e isso pode ser feito desde as primeiras semanas de aula. Na verdade, quanto mais cedo você começar a ler livros adaptados, mais cedo conseguirá passar para um original. Agora, se você nunca começar, nunca irá para a frente...
Mas se resolver encarar um original, aqui vão algumas dicas, que me ajudaram a entender meu primeiro livro em francês:
- Escolha um livro cuja história você já conheça, ou porque já leu em Português ou porque já viu o filme, peça de teatro etc. Assim, fica muito mais fácil acompanhar o contexto e até mesmo descobrir palavras novas, pois você "já sabe" o que deve estar escrito.
- Opte por uma leitura mais simples. Le Petit Prince, por exemplo, é um livro curto e considerado uma história infantil, embora com muitas referências que as crianças não entendem. Ainda assim, é muito mais fácil do que se eu tentasse ler Os Miseráveis, por exemplo.
- Procure um livro com linguagem mais moderna. Os clássicos, geralmente, têm estruturas e vocábulos arcaicos, mais difíceis de entender.
- Não fique procurando palavra por palavra no dicionário, ou você não terminará de ler nunca! Tente sempre entender o contexto, mesmo que haja várias palavras no meio que você não entendeu. Se a mesma palavra aparecer diversas vezes, tente descobrir o significado pelos próprios exemplos do livro. Se não conseguir mesmo, aí, sim, parta para o dicionário.
- Leia por prazer, não por obrigação para fazer uma prova, uma apresentação etc. Assim, quando você realmente precisar ler para a aula, já terá muito mais prática e tudo será mais fácil. Acredite!